Energia é ter reações de uma determinada reação trabalho, como por exemplo trabalho mecânico (movimentos), calor. Qualquer coisa que esteja a trabalhar está a gastar energia, enquanto o trabalho é realizado ocorre uma transferência de energia. Portanto nenhuma energia é perdida e sim transformada ou transferida a outro corpo. A dois tipos de energia a renováveis e não renovável. A energia renovável é uma fonte de energia ilimitada, ou seja, fontes de energia em que a sua utilização “hoje” não implica diminuição da sua disponibilidade “amanhã”. Energia não renovavel não aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extiguem com sua utilização. Uma vez esgotadas as reservas não podem ser regeneradas.
Energia HÍDRICA
17:28 |
É a energia proveniente do movimento das águas. Ela é produzida por meio do
aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio, utilizando desníveis naturais, como quedas de água, ou artificiais, produzidos pelo desvio do curso original do rio.
Produção:
A produção de hidro-electricidade é principalmente efectuada através centrais hidroeléctricas, que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade, que represam a água dos rios, constituindo um reservatório de água, interrompendo pontualmente o fluxo de água.
Prós: A produção de hidro-electricidade, é dos processos mais eficientes e menos poluidores. Muitos dos efeitos são reversíveis, e a natureza, com a contribuição humana, acaba por encontrar novos equilíbrios.
Contras: Nas pequenas centrais hídricas, os inconvenientes para o ambiente, resumem-se praticamente à fase de construção. Passado pouco tempo da entrada em funcionamento, os impactos negativos não têm qualquer significado, em comparação com os benefícios.
No Brasil, devido a sua enorme quantidade de rios, a maior parte da energia elétrica disponível é proveniente de grandes usinas hidrelétricas. A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água.
Custo:
- Viabilidade econômica: A produção de uma usina hidrelétrica é muito cara, mas a fonte é constantemente renovada, ou seja, como a fonte da energia mecânica que se converterá em elétrica é a água de uma represa, não há risco dessa estar em falta. Além disso, a grande quantidade de energia produzida comapens.
Países que mais produzem:
Estados unidos e Canadá.
Energia TÉRMICA
17:06 |
È a energia associada ao movimento microscópico aleatório das partículas que constituem um determinado meio. Desta forma, significa que deveríamos conseguir relacionar a energia cinética com a temperatura, de alguma forma, pelo que iremos procurar essa relação.
Como obtida:
A energia térmica é obtida por meio de queima de derivados de petróleo, queima de carvão mineral, queima de carvão mineral, queima de lenha, queima de gás GlS, queima de gás natural, queima de bagaço de cana, aquecimento solar.
Países que mais produzem:
Os principais países produtores, curiosa-mente, estão situados em latitudes médias e altas.
Vantagens e desvantagens:
Prós: A queima de lenha é uma forma de obter energia térmica mais barata, outra forma de obter energia térmica sem prejudicar o meio ambiente é a resistência elétrica que não polui o meio ambiente. Outra vantagem da energia térmica é que a usinas térmicas constrói-se em pouco tempo.
Contras:
Queima de derivados de Petróleo-> Polui o ar com fuligem preta e CO2.
Queima de Carvão Mineral-> Polui o ar com CO2 e produz muita fuligem preta e deixa muitas cinzas que vão poluir os rios.
Queima do Bagaço de Cana-> Polui o ar com com CO2 provoca efeito estufa.
energia geotérmica
16:44 |
Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.
Produção: Pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.
Prós: A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente.
Contras: pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada. Outra providência é o tratamento de água proveniente das camadas subterrâneas, pois pode conter grande quantidade de minérios que prejudicam a saúde.
Países que mais produzem: Os Estados Unidos é o país onde esta energia geotérmica é mais utilizada. Em Portugal, existem várias unidades de produção de electricidade instaladas nos Açores, e conhecem-se utilizações directas em Lisboa e S. Pedro do Sul.
Países como a Nova Zelândia, Estados Unidos, México, Japão, Filipinas, Kenia e Islândia.
Custos:
A economia da exploração de um particular campo depende de vários fatores incluindo custo de exploração, desenvolvimento de reservatórios, pureza e temperatura da água, taxa de fluxo, o tipo da fábrica, o grau de proteção ambiental exigida.
O alto custo de construção das usinas ,principalmente o da perfuração inviabiliza muitos projetos.
No brasil:
No Brasil ainda não temos nenhuma usina de geração de eletricidade geotérmica, mas já existem usinas em funcionamento em alguns Países como a Nova Zelândia, Estados Unidos, México, Japão, Filipinas, Kenia e Islândia.
Energia NUCLEAR
19:21 |
OBTENÇÃO:
O funcionamento de usina nuclear e UMA Bastante Parecido AO Usina Térmica de UMA. A Diferença e Que AO inves de Nós termos Calor gerado Pela Queima de Combustível fóssil hum, Como o Carvão, gás UO o Óleo, NAS Usinas Nucleares o Calor e Pelas gerado Transformações Que Passam se nsa Atomos de Urânio NAS Cápsulas de Combustível. O Calor gerado nao aquece Núcleo do Reator UMA Água do circuito primário. This Água Circulação Pelos Tubos de UM EQUIPAMENTO chamado Gerador de Vapor. A Água de circuito Outro hum in COM OS Contato Tubos do Gerador de Vapor se UMA vaporização alta pressao, hum Gerar Fazendo Conjunto de Turbinas Junto dez hum elétrico Que Gerador SEU. O Movimento do Gerador elétrico produz UMA Energia, entregue AO Sistema Parágrafo Distribuição.
- OS QUE PRODUZEM MAIS paises:
Paises Europeus Que utilizam São OS Mais Energia nuclear. Levando-se lhes Consideração total hum de Produção de Energia Elétrica n º Mundo, hum saltou Participação da Energia nuclear in de 0,1% par 17%, 30 Anos, Fazendo-a aproximar- Pelas se da porcentagem produzida hidrelétricas.
-CUSTO:
Entre Como Alternativas de Geração n. Energia em Larga Escala, hum não nuclear e UMA de Por Causa Maior Custo dos Investimentos Opção Segurança dos Sistemas de Emergência, do armazenamento de Resíduos radioativos e do descomissionamento (desmontagem definitiva e descontaminação das Instalações) atingiram Que de SUAS VIDAS usinas Úteis.
- Prós: Serviços PoDE USADA par da humanidade o BEM (Produzindo Energia)
- Contras: PoDE causar varias Guerras e catástrofes com o OSU Seu mau.
- NO BRASIL:
A Tecnologia da procuração nuclear nao começou Brasil na Década de 50, com Almirante Álvaro Alberto, Que Entre Outros Feitos CRIOU o Conselho Nacional de Pesquisa, in 1951, e importou Que Duas ultra-centrifugadoras da Alemanha par o enriquecimento do Urânio em de 1953.
A DECISÃO da implementação de usina nuclear nao UMA Aconteceu nenhuma Brasil de 1969. E softwares in Antigos Que Momento se pensou n'uma Fonte substituir Parágrafo hum Hidráulica Energia, da epidêmico also MESMA Maneira Que alguns Anos, ficou Bem Claro Que OS OBJETIVOS nao ERAM Simplesmente O Dominio de Uma Nova Tecnologia. O Brasil estava Vivendo Dentro De Um regime de Governo militar EO Acesso AO Conhecimento Tecnológico softwares Antigos campo nuclear permitiria desenvolver nao Tão Submarinos Armas Nucleares atômicas Mas also.
Em 1974, Como Obras Civis Pleno andamento da Usina Nuclear de Angra 1 estavam em quando o Governo Federal decidiu ampliar o Projeto, autorizando a Empresa Furnas UMA UMA UMA Construir usina Segunda.
Mais Tarde, em 1975, COM UMA JUSTIFICATIVA de Que o Brasil JÁ mostrava Falta de Energia Elétrica dos meados n º Anos 90 e Início do Século 21, Uma Vez Que o potencial hidroelétrico JÁ SE apresentava Quase Que Totalmente instalado, FOI Assinado na Cidade Alemã de Bona, o visto de Cooperação Nuclear, Pelo Qual o Brasil compraria Oito usinas Nucleares e possuiria Toda UMA Tecnologia necessaria AO Seu Desenvolvimento n'esse Setor.
Desta Maneira o Brasil Dava hum Passo par o ingresso definitivo de softwares antigos clube potencias atômicas e estava ASSIM Decidido o Futuro Energético do Brasil, Dando Início à Era Nuclear Brasileira.
Assinar:
Postagens (Atom)